Instituto Aldo Miccolis no “Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência”‏.

Assista ao vídeo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (com audiodescrição)!

O Instituto Aldo Miccolis nasceu com a missão de lutar pela dignidade de vida da PESSOA com deficiência e, no momento em que se celebra a Luta desse segmento de pessoas, não podemos deixar de fazer uma mobilização social, a fim de chamar a atenção para toda a problemática que envolve a luta pela plena cidadania da PcD.

Conheça como surgiu esse dia: 21 de setembro – Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

“Você sabia que, em 21 de setembro, é comemorado e lembrado em todos os estados brasileiros o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência?
Essa data foi instituída em 14 de julho de 2005, pela Lei Nº 11.133. Na verdade, ela começou a ser lembrada em 1982, por iniciativa de movimentos sociais.

Essa data foi escolhida porque é próxima ao início da Primavera (23 de setembro) e coincide com o Dia da Árvore, datas que representam o renascer das plantas, que simbolizam o sentimento de renovação das reinvindicações em prol da cidadania, inclusão e participação plena na sociedade. Foi Cândido Pinto de Melo, um ativista do movimento das pessoas com deficiência, que propôs, no início da década de 80, esta data. Cândido foi um dos fundadores do Movimento pelos Direitos das
Pessoas Deficientes – MDPD, organização de pessoas com deficiência que já se reuniam mensalmente desde 1979, e discutiam propostas de intervenções para a transformação da sociedade paternalista e da ideologia assistencialista.

Acreditamos que divulgar e lutar pelas causas das pessoas com deficiência é um trabalho diário. No entanto, o 21 de setembro é muito importante como um marco, e pede a nossa reflexão e a busca por novas soluções. Este é o dia, também, em que as mais de 45,6 milhões de pessoas com deficiência, apontadas pelo Censo de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), devem colocar suas caras nas ruas ou mesmo nas redes sociais e reivindicar seus direitos.

Afinal, apesar das conquistas recentes, a desigualdade, a exclusão, o preconceito e a falta de acesso a serviços ainda continuam enormes.

Para evitar a exclusão, nada melhor que a informação. Conheça algumas das principais leis brasileiras que tratam sobre os direitos das pessoas com deficiência:

Lei Federal nº 7.853, de 24/10/1989 – Estatuto da pessoa com deficiência – dispõe sobre a responsabilidades do poder público nas áreas da educação, saúde, formação profissional, trabalho, recursos humanos, acessibilidade aos espaços públicos, criminalização do preconceito.” (http://www.vidamaislivre.com.br/especiais/materia.php?id=9514&/21_de_setembro_dia_nacional_de_luta_da_pessoa_com_deficiencia)

O Instituto Aldo Miccolis tem como meta a defesa do pleno exercício da cidadania das pessoas com deficiência. "O Instituto amigo das pessoas com deficiência"

Publicado em Uncategorized

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>